19 de nov. de 2022

Boku wa Konyakuhaki - Capítulo 18

Capítulo 18 :: Reforma Médica
 
 No meu dia de folga, visitei a mansão do duque pela primeira vez em algum tempo e encontrei Serea escrevendo algo em seu quarto.  Parecia o roteiro de uma peça.

 "O que você está fazendo?"


 Ela olhou para mim e respondeu alegremente.

 “Estou tentando fazer um show de imagens.  Quero dar às crianças algo pelo que ansiar.  É uma atividade de lazer onde uma pessoa conta uma história enquanto folheia as páginas.  Ouvi dizer que era muito popular na geração do meu avô.”


 Então, é como ler um livro ilustrado para uma criança.

 Tenho vergonha de admitir, mas a taxa de alfabetização ainda é baixa em nosso país, então muito menos as crianças, nem mesmo os pais podem ler os livros ilustrados para elas.  Como resultado, não há demanda para publicação de livros para crianças, e apenas um pequeno número de livros está disponível para crianças da aristocracia e dos ricos.  Livros ilustrados são coisas caras e não são algo que possa ser encontrado em um orfanato.  Serea, sua maneira de pensar é incrível.


 "Ah, então que tipo de história você está escrevendo?"

 "Eu estava pensando em escrever 'Swim, Taiyaki-kun[1]!', era popular em meu país e era baseado em uma canção de ninar popular."

 ...... O que é um taiyakikun?


 "É sobre o que?"

 “É sobre Taiyaki-kun sendo assado em uma chapa de ferro todos os dias.”

 “Espere um minuto, isso é realmente algo para crianças?”

 Isso é uma tortura infernal, não é?


 “É uma história infantil, porém, foi baseada em uma canção de ninar.”

 “Não é uma tortura... Então, que tipo de canção de ninar é essa, sobre o que é?”

 “Taiyaki-kun, farto de tal vida, foge e desfruta de uma liberdade de curta duração.”

 “Bem, é claro que você estaria farto de uma vida como essa... Não posso deixar de ter um mau pressentimento sobre a parte de curta duração, mas como isso termina?”

 “O feliz e livre Taiyaki-kun é descuidadamente pego em uma armadilha, que o faz perceber que ele é, no final das contas, apenas um taiyaki, e no final ele é comido.”

 "Está fora!  Está fora!  Você não pode deixar órfãos ouvirem uma história como essa!”

 Isso é um "final ruim", não é?  É uma tragédia!


“Serea, entre as crianças do orfanato, muitas delas vieram para cá depois de fugir de pais ou locais de trabalho horríveis, certo?  Uma história cheia de desespero, que diz que você sempre será pego e morto no final e que a ajuda não virá é o pior tipo de história que você poderia contar em um orfanato!”

 “Bem, faz sentido quando você coloca dessa forma... Embora fosse muito popular no Japão.”

 Eu sinto que acabei de testemunhar a escuridão profundamente enraizada de Serea.

 Que tipo de país é o Japão, onde essa história se tornou muito popular?  [2]


 “Este taiyaki é uma palavra para escravo ou animal doméstico?  É muito triste.  Por favor, vamos com uma história mais esperançosa.”

 "Hmmm, por que não vamos com 'recado de Hayabusa' então?"

 "Eu gosto disso.  O título por si só soa bem.  Que tipo de história é essa?”

 “É sobre Hayabusa, a quem é solicitada uma missão.  Ele se depara com todos os tipos de problemas, mas com sua inteligência e coragem, ele os supera e consegue completar a missão.”

 "Maravilhoso!  Esse é o tipo de história que eu quero que as crianças ouçam!"

 Eu acho que é bom para eles ouvirem esse conto de fadas como uma história.


 Ela está absorta em escrever a história.  Seria melhor se eu não a interrompesse......


 Planejamos visitar o hospital na próxima semana.

 Estou sentado à mesa gravando tudo o que Serea me conta sobre hospitais.  Eu paro e peço a ela para explicar se eu não entendo alguma coisa.  Ela realmente sabe muito quando se trata de hospitais.

 A parte mais interessante da informação são os ‘registros médicos’.  Eles fazem um caderno especial para cada paciente e registram seu diagnóstico e tratamento.  Os médicos geralmente escrevem algo como um diário ou livro razão, mas em um hospital onde muitos médicos trabalham juntos, é difícil para os médicos conhecer os tratamentos anteriores de cada paciente.

 Mesmo se você perguntar aos pacientes, eles muitas vezes não sabem o que sofreram no passado, que tipo de tratamento receberam ou que tipo de remédio receberam; portanto, no final, eles são tratados apenas de acordo com  suas circunstâncias atuais, e o tratamento a longo prazo não é possível.

 Temos que manter um prontuário para cada paciente no hospital e mantê-lo pelo resto de suas vidas.  Precisaríamos de tantos cadernos quantos fossem os pacientes, mas acho que seria uma abordagem melhor.  Que grande idéia!


 Além disso, o conceito de infecção bacteriana e desinfecção.

 Criaturas minúsculas e invisíveis causam doenças!

 Eu me pergunto se as pessoas realmente acreditarão nisso......


 Você tem que ferver tudo em água quente para desinfetar, mas a melhor maneira de fazer isso é mesmo álcool!

 Em suma, espíritos.  O ingrediente do destilado que o deixa bêbado é eficaz para desinfetar.

 Parece que teremos que destilar e produzir em massa aguardentes que nem bebemos.

 Será que as cervejarias vão aceitar fazer esse trabalho......

 Não, para começar, temos que obter dados e provar que é eficaz.

 Precisamos experimentar para que possamos quantificar adequadamente o quão útil é.


 Houve uma batida na porta, a senhorita Bell nos trouxe chá e lanches.

 A senhorita Bell fica surpresa ao nos ver sentados à mesa e escrevendo algo de todo o coração.  Ela provavelmente está pensando que estamos brincando.

“Isso é impressionante... Você está estudando?”

 "Não, não estamos estudando, estamos cumprindo nossos deveres oficiais."

 “Vocês dois têm realmente onze anos...?”

 “Não podemos nos dar ao luxo de perder.”

 "A quem......?"


 Finalmente chegou a hora de visitar o hospital.

 Está lotado.  No passado, muitas pessoas não podiam consultar um médico mesmo quando estavam muito doentes, então o próprio fato de um hospital ter sido construído e qualquer pessoa poder consultar um médico subsidiado pelo governo é um grande avanço.  Antes mesmo que os pobres chamassem os médicos, eles nem vinham.

 Ao estabelecer o hospital, os médicos que podiam tratar apenas até cinco pessoas por dia, indo de casa em casa, agora podiam tratar mais de vinte pessoas por dia.  Tudo isso graças à minha irmã mais velha.

 No entanto, houve momentos em que uma pessoa ferida no trabalho e apenas enfaixada, sangrou enquanto esperava sua vez de ser tratada no hospital.  Isso não vai funcionar, o sistema precisa de melhorias.


 Depois que o horário da clínica termina, reúno todos os médicos e outros funcionários para a reunião.

 São cinco médicos e quinze enfermeiros.  Isso ainda não é suficiente.  Precisamos aumentar o número de pessoas, mas primeiro precisamos melhorar o sistema.

 “Por favor, divida o hospital em pelo menos três departamentos.  Sendo cirurgia, medicina interna e auxílio emergencial.”

 "Claro, cirurgia......?"

 “A cirurgia é para lesões físicas e ossos quebrados e a medicina interna é para coisas como resfriados, dores de estômago e febres.  O departamento de cirurgia seria responsável por coisas como costurar e enfaixar feridas ou fazer operações, e o departamento de medicina interna seria responsável por coisas como dar remédios aos pacientes.  Mesmo que todos sejam médicos, todos têm algo que poderia ser chamado de especialidade, certo?”

 "Isso mesmo."

 “Decida sobre um médico-chefe, abra uma janela para aceitar pacientes e distribua o restante da equipe de acordo.”

“Isso certamente seria mais eficiente.

 O diretor parece impressionado.

 “Então, o que é o departamento de ajuda de emergência?”

 “É um departamento que dá prioridade máxima àqueles que precisam ser tratados imediatamente e vão morrer se não forem tratados.  Não queremos que as pessoas sangrem enquanto esperam na fila.”

 "Hmmm, isso certamente parece que seria eficaz."


 Eu explico tudo sobre os registros médicos a seguir.

 “Não, isso é impossível!  Cada médico tem uma maneira diferente de fazer as coisas, e você teria que compartilhar suas habilidades com outros médicos.  Todos os médicos se oporiam a isso!”

 Até os jovens médicos são contra.  Aaah, entendo, então é por isso que os médicos não gostam de mostrar seus registros uns aos outros.

 “...... Se você comparasse coisas triviais como essa com o custo da vida de uma pessoa, você mudaria de ideia.  Se o conhecimento dos melhores métodos de tratamento fosse compartilhado entre todos, a medicina avançaria mais rapidamente e muito mais vidas seriam salvas.  Se existem bons métodos de tratamento e remédios, mas são escondidos e monopolizados quem vai sofrer são os cidadãos”.

 “.......”

 “Para começar, experimente e verifique a eficácia.  Por favor."


 Eles não parecem muito entusiasmados.  Eu não pensei que isso seria um obstáculo......

 “Você não acha que a medicina não é propriedade de uma pessoa, mas um bem compartilhado por toda a humanidade?  Mesmo quando se trata de todos vocês, você não inventou pessoalmente tudo o que sabe, certo?  Você se tornou médico depois que seu professor lhe ensinou a maior parte do que você sabe.  Nunca houve um momento em que você salvou alguém ensinando-lhes um tratamento que eles não sabiam que existia?

 "Houve......"

 “Então, por favor.”

 Dizendo isso, inclino a cabeça e Serea segue o exemplo.


 "Entendo, não podemos dizer não depois que Vossa Alteza se esforçou tanto para nos pedir para fazer isso."

 Tudo bem!  Parece que seremos capazes de completar a tarefa de hoje.

 E agora, Serea assumirá as explicações.


 “Quanto à prevenção e tratamento de doenças, você sabe que a maioria delas é causada por ‘microrganismos’, seres tão pequenos que são invisíveis a olho nu?”

 “Sim, ouvi falar de alguém trabalhando nessa teoria.  Ainda não é amplamente aceito, mas com certeza você está informada!”

Os médicos ficam surpresos.


 “As mais assustadoras são as doenças contagiosas.”

 “Certamente, existem muitas doenças que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa...”

 “A maioria das doenças é causada por bactérias e vírus, os microrganismos citados acima.  Eles são a razão pela qual as doenças se espalham.  As pequenas criaturas, invisíveis a olho nu, entram no corpo humano e se multiplicam.”

 “Certamente existem estranhos conduzindo pesquisas sobre esse assunto, mas estou surpreso que até mesmo a família real acredite nessa teoria... Você realmente acredita que essas coisas existem?”

 Portanto, há pessoas neste país fazendo pesquisas sobre esse tópico.  Eu gostaria de falar com eles em algum momento.


 "Sim eu quero.  A intoxicação alimentar por exemplo, quando muitas pessoas comem a mesma comida e adoecem ao mesmo tempo, é causada por bactérias.  Você come comida estragada e fica doente, mas quem fez a comida estragar são as bactérias.”

 Todos parecem céticos.

 “Para evitar a propagação de doenças, precisamos matar essas bactérias.  Por exemplo, instrumentos cirúrgicos são sempre lavados e fervidos antes do uso, certo?”

 “Sim, está provado empiricamente que mesmo a água bruta que pode incomodar o estômago pode ser bebida fervendo-a, é o mesmo princípio.”

 “Você deve fazer isso para cada cirurgia.  Além disso, não use o mesmo instrumento em vários pacientes seguidos sem fervê-los novamente.  Isso também se aplica a tudo o mais que entraria no corpo”.

 "Bem, quero dizer...... precisaríamos de muitos instrumentos sobressalentes..."

 Eu acho que eles deveriam ouvir isso de mim também.

 "É necessário.  Faça um orçamento adequado e compre-os.


 Quanto à necessidade de desinfecção, Serea tem outra ideia, então fiz com que ela continuasse.

 “Para coisas que não podem ser fervidas, como feridas, o melhor é o álcool.”

 "Álcool......"

 “É o ingrediente que te deixa bêbado de espírito forte.  Tenho certeza de que é sabido que pode impedir que algumas feridas infeccionem.

“Sim, acredito que seja usado como uma espécie de tratamento no campo de batalha.  É mais para a paz de espírito do soldado do que qualquer outra coisa.”

 “Não é apenas para sua paz de espírito.  É definitivamente eficaz.  O álcool é eficaz para matar bactérias.  Quando você embebe frutas e alimentos em álcool, eles não estragam, certo?  É o mesmo princípio.  Também pode impedir que o corpo humano infeccione.”[3]

 “Espíritos fortes são caros, no entanto...” [4]


 Estou encarregado dos problemas de dinheiro, certo?  Vou assumir a partir daqui e explicar.

 “Comece com o álcool mais barato que encontrar.  É o suficiente se pudermos obter dados de que o álcool é útil na prevenção de infecções”.

 “Dados... são?”

 “Sempre haverá pessoas que se opõem a esse tipo de coisa e dizem que não é necessário, mas podemos silenciá-los.  Só precisamos provar com dados que isso realmente funciona.”

 "Ahh, entendi......"

 "Espero que você consiga de alguma forma."

 “Sim, entendido.  Vamos experimentar.”

 "Por favor faça.  Se conseguirmos provar que funciona, acho que posso fazer com que aumentem a produção de álcool.”


 “Alguns médicos vão beber pensando que é um desperdício.”

 Quando um dos médicos disse isso, todos riram.

 Por favor, seja sério, eu imploro.

 “Além disso, estou realmente surpreso.  Vocês dois realmente têm onze anos?

 “ouvimos muito isso hoje em dia ......”


 Quando saímos do hospital, o vento soprava forte e nuvens negras se formavam, uma tempestade se formava.  O trovão ribombava ao longe, então os homens de Shreegan apressaram a carruagem de volta ao palácio.

 Com o trovão veio uma chuva forte.

 "Aaah, bem, isso não é bom!"

 Shreegan, Serea e eu corremos para o palácio, onde as empregadas estavam esperando para pegar Serea.

 "Isso não pode ser evitado...... Serea-sama, por favor, passe a noite no palácio."


 À noite, o relâmpago estava piscando e o trovão rugia.

 O quarto ao lado de min, aquele que minha irmã usava antes, é onde Serea deveria estar dormindo.

 Será que ela está com medo?


 Rumble rumble, boom!

 O trovão atingiu tão perto!

 Ela está com medo, não está?  Ela definitivamente é!


 Bati em sua porta enquanto abraçava meu travesseiro.

 ‘Entre’ ela disse, então eu entrei.

 "Shin-sama, o que há de errado?"

 "N-não, não há nada de errado, é só que houve muito trovão, então eu queria ter certeza de que você não estava com medo."

 Estrondo!  Chocalho, chocalho.  Rumble, rumble!

 “Eu... eu quero dizer bem...”


Serea abriu as cortinas, vestiu um roupão fofo e sentou-se na cama olhando o trovão pela janela.


 "Serea, você não tem medo de trovão?"

 "Mas eu não?"

 "Quão!?"

 “O raio é um fenômeno natural de descarga de eletricidade estática das nuvens.  Sabe aquela coisa quando você está vestindo roupas de lã, e você toca uma maçaneta, você pode ver uma faísca?  É uma grande versão disso.  Não é como se o diabo ou deus o estivesse deixando cair do céu.”

 Ter conhecimento de sua vida passada é incrível!  Não acredito que você não tem medo de trovão!


 "Você tem medo de trovão, Shin-sama?"

 Rumble rumble.  Estrondo!

 eu me agacho......


 Serea bate na cama.

 "Entre. Vamos dormir juntos esta noite."

 “Ei, posso?”

 "Sim."


 Eu timidamente rastejo em sua cama, e nós puxamos as cobertas sobre nós mesmos.


 Serea me puxou suavemente para seu seio.

 É macio e quente e tem um cheiro doce.


 Ele se levantou.  Estou em apuros.
 
Nota de Tradução 

 [1]: Estou mantendo o 'kun' nesta parte apenas para deixar claro que deveria ser uma "pessoa" na história.  Se vocês acham que é desnecessário, posso removê-lo.

 [2]: Para ser justo, quando se trata de histórias versus o mundo real, elas geralmente são inversas.  Em tempos difíceis, os tipos de histórias mais populares são as comédias e as felizes, e, inversamente, em tempos felizes, as tragédias se tornam mais populares.

 [3]: Quero dizer, as pessoas usavam álcool e outras coisas para tratar feridas por muito mais tempo que a existência de bactérias era conhecida.  Mas não adianta escolher muito.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário